• Adoradores
  • sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

    Os perigosos sentimentos

    "Mical a outra filha de Saul, gostava de Davi [...]" - 1 Samuel 18:20

    "Quando Saul viu claramente que o Senhor estava com Davi e que sua filha Mical o amava, temeu-o mais ainda e continuou seu inimigo pelo resto da vida [...] - 1 Samuel 18:28-29

    "Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e celebrando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração" - 2 Samuel 6:16

    E em 2 Samuel 6:20-22 Davi e Mical acabam discutindo feio e o resultado foi:

    "Ate o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos" - 2 Samuel 6:23


     Olá! Que saudades de escrever aqui pra você, mas hoje o Papai me deu um assunto interessante, os nossos sentimentos. 

    Amor:
     Os versículos de 1 e 2 Samuel falam por si mesmos, Mical uma princesa, filha de Saul, criada com toda educação, ensinada pelos melhores que o rei Saul poderia oferecer a sua filha, andava com pessoas da alta realeza.
     Davi? um cara que era pastor de ovelhas, brigava com ursos, vivia nos campos, aquele tipo de homem "brabo", mas que na presença de Deus se derretia todo, e virava um cara sensível a presença do Senhor. Se fosse em uma história de filme, Mical e Davi seriam um casal perfeito, aqueles que brigam no começo, mas se apaixonam perdidamente um pelo outro, mas na história real o lema é outro.

    - Mical se apaixonou por Davi, mais que isso, em 2 Crônicas os sentimentos dela foram descritos como amor. No entanto, não tem versículos que falem se Mical tinha ou não uma intimidade com Deus. 
     Uma das lições desse texto é que a pessoa pode ser tudo, pode ser alguém crânio, uma pessoa inteligente, que esteja acima da média, pode ser uma pessoa com bastantes recursos financeiros, que ande com as pessoas de classe alta, mas se essa pessoa não tiver um relacionamento ou pelo menos confiar em Deus então algo já está errado. Já percebi que hoje em dia, tem muita gente que consideramos "bonzinhos" que se revelam bastante com os anos, e que são só bons aparentemente, por isso, se você se apaixonou por uma pessoa que parece ter tudo, mais que não tem Deus, então você se apaixonou por alguém que não tem nada. A maior riqueza que alguém pode ter é um relacionamento com Deus, e esse relacionamento vai fazendo a pessoa melhor, mesmo que ela não tenha altas condições, nem tenha tanta inteligencia.

    - Davi achava um privilégio ser genro do rei (Saul), e ele considerou tudo que seus olhos viram, mas também não existe relato de que Davi orou pra saber se Mical seria realmente uma escolha abençoada. Deus já sabia como era o final dessa história de "amor", mas se uma pessoa não ora pra saber a vontade dEle então é porque ela já fez a escolha dela. E é o que está acontecendo muito no meio cristão e comigo também, tanto eu, como você temos que aprender a confiar mais no Senhor. 


     Certa vez Davi tava dando um mega culto ao Senhor, ele tava trazendo a arca da aliança, a arca da aliança era algo de extrema importância, uma forma de se comunicar com Deus, e Davi como um louco por Cristo tava muito alegre porque estava trazendo a arca pra Jerusalém. E Mical? onde estava? olhando da janela, e não gostou de ver Davi dançando enquanto mulheres e homens observavam o corpo do seu marido. 

     Quando você insiste em alguém que não entende seu relacionamento com Deus, essa pessoa vai entender tudo que você fizer do jeito que ela quer. Mical não tinha uma comunhão com Deus e por isso ela não se importava com a entrada da arca na cidade. Agora imagina isso pros dias de hoje, você chega do culto e seu namorado(a)/marido ou esposa te vê, e sem entender sua dedicação em relação a Deus, começa a não gostar de suas idas a igreja. E a coisa piora, por Mical ter um sentimento por Davi, ela sentiu ciúmes fortes por ver ele ali dançando na frente de todo mundo. Você pode ter um sentimento de amor por alguém, mas o que esse sentimento pode gerar? 
     Nossos sentimentos só são saudáveis quando permitimos que Deus os molde, um sentimento forte ou fraco demais podem fazer mal a você e a pessoa que vai receber eles. Já vi casos de pessoas que se matam e ameaçam a morte se o outro não ficar perto dela, o sentimento acaba virando um veneno. Por isso que uma pessoa não cristã pode ter muitas dificuldades pra conviver com você porque os sentimentos da outra pessoa não vão ser cuidados por Deus, e pode ser desregular, fazendo mal ao relacionamento.


    E o que Mical brigou com Davi, e Davi também acabou perdendo a paciência com ela. E o pior de tudo foi que as consequências foi que desse amor não foi gerado fruto, um filho dos dois, que representasse a vida dos dois juntos. 


     Não que Deus não queira que você se relacione com ninguém ou que escolha alguém, Deus espera que você escolha uma pessoa, que fala dela em oração, mas é bom analisar quem a pessoa que você gosta é, qual o olhar dela sobre Deus, orar pelo seu relacionamento. Consagre seus planos ao Senhor e eles serão bem sucedidos. Provérbios 16:3 

     Espero que essas dicas tenham chegado ao seu coração. *-*


    Você pode ler outros textos:

    2 comentários

    1. O pecado de Mical, foi que ela amou mais a Davi do que a Deus. Mesmo em poucos versículos, dar para perceber que ela, fora uma mulher ciumenta e que queria olhos somente para si. Se Mical tivesse dobrado seus joelhos e adorado ao Senhor, seu marido a amaria e não teria feito aquelas besteiras, como o adultério com Bate-Seba e o assassinato do marido da mesma. De repente, tudo o que era necessário era somente se render a Deus, mas Mical queria apenas bancar a "mulher possessiva". Ótimo post. Já estou seguindo o seu blog. Deus te abençoe.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boa tarde irmão, é isso, passei por uma situação igual de amar mais alguém que a Deus "amar", e a possessão, a falta de falar o que precisava e encobrir coisas com elogios só pra agradar ao outro só fazia mal. Deus não pode pra amar Ele sobre todas as coisas porque precisa de uma adoração, mas porque quer nós proteger, se um dia, por exemplo, a pessoa que "amamos" mais que a Ele morrer como a outra pessoa vai reagir? Deus não quer que nada nesse mundo seja o nosso fim. Obrigada pela visita! Deus já te abençoa.

        Excluir

    Topo